segunda-feira, 27 de abril de 2009

Entrevista com o Diretor do longa-metragem EVA

Arnaldo Belotto(26) fez seus estudos entre 2004 - 2006 na Academia Internacional de Cinema, com especialização em Direção, roteiro e edição onde realizou vários trabalhos de destaque.
Em 2006 atuou como presidente da Associação Kino-GlaZ, localizado no Sesc da Esquina em Curitiba (PR), onde era curador do cineclube KinoGlaz e realizava estudos sobre o cinema . Hoje, é sócio fundador da produtora
Destilaria do audiovisual (PR)

TRABALHOS

2009
Happy Isles. Documentário (HDV) Direção, Fotografia e Edição.

2008
Tempo de cinzas. Documentário (HDV). Direção, Roteiro e Fotografia.

2007
Luce delle tenebre. Ficção (HDV). Direção, roteiro e edição.
Casa de Noé. Documentário (DV). Direção, Fotografia e Edicão.
O Batismo. Documentário (DV). Concepção.

2006
Sensorial. Documentário (DV). Direção, Fotografia e Edição.
Espírito da Contradição. Documentário (DV). Direção e Edição. (co-direção com Fernando Severo)

2005
O Cobrador. (DV). Direção.
Contralzerros. (DV). Direção.
Amor e Delirio. (DV). Direção e Roteiro.


1- Como surgiu a ideia de realizar o longa-metragem EVA? E como foi a construção do roteiro?

Conheci um músico pelo Myspace e comecei escutar as músicas dele diariamente, porque eu sentia uma atmosfera diferente ali.
Decidi conhecer quem fazia aquelas músicas, consegui o MSN dele e conversamos no decorrer de um mês. Desse modo , pude entender o porquê daquela atmosfera. Eu vi uma fragilidade que me incomodou, era uma maneira de agir bem distante do que eu conhecia.
De repente, percebi que tudo o que eu estava vivendo poderia transformar-se em algo maior e resolvi conhecê-lo pessoalmente. Ficamos amigos e escrevi algumas anotações que mais tarde transformaram-se no filme EVA!
Para escrever o roteiro do filme, eu convidei o Diretor de cinema, Arthur Tuoto que é um grande amigo meu e juntos conseguimos finalizá-lo em 25 dias, totalizando 14 páginas.

2- O que é EVA?

Eva é a representação do peso da ausência, do amor perdido, da fragilidade. É a companheira, o significado de mulher!

3- A equipe é relativamente nova no mundo do cinema, como você a reuniu? E como foi a sua relação com a equipe?

Trabalho em meus curtas com uma equipe reduzida ou na maioria das vezes, faço os meus filmes sozinho. Por isso, no início eu tive certa dificuldade.
Para formar a equipe preferi buscar pessoas que estivessem começando, que quisessem fazer algo diferente e principalmente que não ligassem de trabalhar em um filme sem dinheiro.
No começo foi difícil, o roteiro passou em diversas mãos! Tentei muitas pessoas antes de chegar na equipe final, mas no fim acabou nas mãos certas.
Também pedi socorro aos meus sócios da produtora Destilaria para os cargos de: Diretor de Fotografia(Eduardo Ribeiro), Assistência de Fotografia (Rodrigo Sakumoto),Edição (Lucas Negrão) e conheci as pessoas que ocupam os outros cargos na internet. São pessoas que gostam de cinema e tinham vontade de participar de um filme.
Acredito muito mais no cinema em equipe hoje e tenho certeza que o filme está em boas mãos, no plural mesmo porque sei que todos deram o próprio suor e sei que isso estará impresso no filme. Todos vão enxergar isso!

4- Como foi a escolha dos atores? E os atores que fazem apenas participações?

A escolha dos atores foi feita com a ajuda da produtora de elenco do filme, Nina Ribas. Eu dei a base do perfil que queria e ela selecionou algumas pessoas para os papéis.
Acreditei que a Nina faria um ótimo trabalho, desde a primeira reunião e não foi diferente, todos os atores nasceram para os papéis que fizeram, não tivemos muito esforço.
Desde que escrevi o roteiro, eu pensava em convidar os atores: Hélio Barbosa, Carolina Fauquemont e o Luthero Almeida. Com eles eu só tive o trabalho de ir atrás e apresentar o roteiro. Todos aceitaram!


5- No filme você não teve direção de atores, então você mesmo interagiu com os atores, qual era a sua técnica? Como você incentiva os atores?

Bom…Acredito que todo diretor deve trabalhar com os atores, mas a ideia de ter uma pessoa que não seja eu para fazer isso, não me agrada. Eu preciso de um contato inicial forte com os atores principais, preciso que entendam o sentido do filme.
Busco a sensação do personagem, porque não acredito que pessoas se transformem em outras, mas acredito que podemos transmitir sensações e eu sempre busco uma para cada personagem. No caso do EVA, quase todos os personagens transmitem a mesma sensação.
Trabalhar com o Bruno Girello (Albert ) foi fácil! Dei sorte de encontrar um ator inteligente, criativo e capaz de ouvir. Eu não precisei ensiná-lo sobre o modo de andar e falar do personagem, ele já havia criado todas as ações que o persoagem poderia pensar em fazer e falava como tal.
Quando não existe incentivo financeiro devemos ser criativos!

6- Quanto tempo levou desde a finalização do roteiro até as gravações?

Dois meses. Quando o roteiro estava sendo finalizado, fui atrás de parcerias para que o filme acontecesse.

7- Quais foram as maiores dificuldades encontradas por você para realizar este filme?

Não encontrei grandes dificuldades, coisa rara, quando algo depende de tantas pessoas! Tudo deu certo no filme, tivemos algo maior nos acompanhando e que não deixou nada dar errado.

8- O filme possui diversas cenas em gravadas dentro de um carro, como foi gravar estas cenas?

Eu nunca havia filmado cenas na estrada, ou de carro em movimento. Portanto, foi uma grande novidade e fiquei apreensivo com tudo isso, mas tivemos sorte com o apoio da
Locall (empresa de aluguel de equipamentos para cinema e TV) , onde conseguimos uma ventosa que nos proporcionou um leque gigantesco de planos. Tive também a ajuda do André Schwartz Pinheiro, que é meu amigo da época da Escola de Cinema. Ele criou um equipamento para cenas em carro que em minha opinião, resultou no plano mais belo do filme.

9- Agora, no final das gravações, você acha que o filme segue a ideia original ou foi modificando-se ao longo das filmagens? Você modificou o roteiro em prol das cenas?


Algumas mudanças aconteceram, mas não precisei mudar o roteiro. Foram transformações apenas nas ações de alguns personagens.

10- Como foi a escolha das locações?

A escolha ocorreu de acordo com a Fotografia e a Direção de Arte, todos nós buscamos lugares que representassem a atmosfera e o tempo do filme.

11- Você fez esse filme com pouco dinheiro, porque você não inscreveu esse projeto em editais? Você tem noção de quanto foi gasto para fazer este longa?

Nunca fiz cinema com dinheiro, sempre vivi este lado independente e autoral. Quando terminei o roteiro e vi que tinha apenas 14 páginas, tive certeza que não era um filme para os moldes destes projetos, principalmente porque pedem uma página por minuto e o meu roteiro apresentava 14 páginas para 80min de filme.
O termo independente não cabe para o EVA, porque é um filme que dependente da equipe e das empresas que nos ajudaram com comidas e equipamentos. Enfim, cada pessoa doou um pouco do seu dinheiro, da sua atenção e muito do seu tempo. Os gastos totais da pré-produção até a captação foram de R$3.900.
Mas, após o trabalho de divulgação do EVA pretendo dedicar-me e conseguir dinheiro para o segundo Longa-metragem, não pela facilidade em ter as coisas, mas pela equipe que merece ser paga.


12- Já terminamos as gravações, por enquanto, você está satisfeito com trabalho?

Totalmente deprimido com o término das gravações! Afinal, tudo isso deixará saudades. Mas, feliz com o resultado da captação e super ansioso pelo processo da edição, design de som e finalização.

13- Como você acha que o público irá receber este filme?

Não faço a menor ideia! EVA é um filme de sensações, cada pessoa pode receber de uma maneira diferente. Procurei sair da zona de conforto comparado aos filmes do momento, trabalhei com tempo estendido e com o silêncio e sei que isso pode incomodar um pouco as pessoas. Espero que compreendam um pouco da vida de Albert e que as pessoas identifiquem-se com estas sensações que enfrentamos algumas vezes na vida.

14- Qual a previsão de lançamento do EVA?

Após o material captado começamos a editar e em sequência design de som e finalização de imagem. Acredito que no meio de julho o filme sai.



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